Você conhece os benefícios da caminhada para o corpo e a mente?

Saiba que essa atividade física reúne um grande número de vantagens para quem já gosta de se exercitar e também para quem deseja praticar alguma atividade física e não sabe por onde começar.

Todos nós aprendemos muito cedo a caminhar, é um movimento natural, e por isso mesmo, somos biomecanicamente mais eficientes durante uma caminhada quando comparamos com os movimentos executados em outras modalidades esportivas como o remo, a natação, o ciclismo entre outros.

E independentemente da idade ou condicionamento físico caminhar é um exercício leve, fácil de executar, de baixo custo, que ajuda a emagrecer, tonificar os músculos, e ainda reduz o risco de doenças.

Outra grande vantagem da caminhada é que essa atividade pode ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer lugar, proporcionando os mesmos benefícios, tanto em ambientes fechados utilizando as esteiras quanto ao ar livre.

Caminhar também é uma atividade aeróbica bastante segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico.

Uma caminhada mais rápida dificilmente sobrecarregará o coração e com relação às articulações, o risco de lesões nos joelhos e tornozelos é bem pequeno.

Entre os benefícios da caminhada para o corpo e a mente já citados ainda podemos destacar:

-Combate ao colesterol ruim;
-Estimula a circulação sanguínea;
-Melhora a capacidade cardiorrespiratória e também a densidade óssea;
-Favorece um bom controle do diabetes e da hipertensão arterial;
-Ameniza problemas de desequilíbrios posturais e articulares.
-Proporciona um bom alto astral;
-Promove o bem estar levando o estresse e o mau humor para bem longe;
-Combate a insônia, a ansiedade e também a depressão;
-Promove uma excelente oportunidade de socialização.

Como Conquistar os benefícios da caminhada para o corpo e a mente

De um modo geral é bom começar com uma frequência de 3 vezes por semana por cerca de 30 a 40 minutos e ir aumentando gradativamente.

Porém depois de estabelecer seus objetivos será preciso programar um ritmo e períodos de treinos mais adequados às suas necessidades:

a) Para quem deseja queimar gordura e emagrecer é preciso aumentar os batimentos cardíacos para ficar entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM). Neste caso o treinamento deve ser realizado em subidas e descidas por cerca de 3 km em meia hora;
b) Para quem deseja afinar a silhueta é preciso caminhar com ritmo moderado cerca de meia hora. Com esse exercício é possível consumir até 200 calorias. Subir, descer ou até mesmo utilizar esteiras com elevação ajuda a tonificar os músculos das pernas, bumbum e do abdômen;
c) Para quem deseja melhorar o fôlego uma caminhada em ritmo acelerado em terreno com inclinação já colabora para acelerar o metabolismo. Caminhar 2 km em meia hora ajuda a melhorar o condicionamento.
d) Se o objetivo for deseja apenas relaxar então procure caminhar devagar de preferência ao ar livre aproveitando o belo visual da natureza. Caminhar 1 km em meia hora está dentro de uma boa média.

Caminhar é um ótimo exercício que pode e deve ser praticado diariamente.

De acordo com a frequência e a intensidade de seus treinos será possível emagrecer, deixar o corpo em forma, manter a boa saúde do coração e da mente além de retardar o envelhecimento.

Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios da caminhada para o corpo e a mente que tal aproveitar ao máximo as vantagens dessa modalidade que mais parece um passeio, um momento de lazer e divertimento?

É realmente um atividade física que não exige nenhuma habilidade específica, porém bastante indicada pelos profissionais da área da saúde, principalmente para quem deseja deixar de lado o sedentarismo e iniciar um exercício físico prazeroso.

Fonte: https://saudesporte.com.br/os-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente/