A prevenção do câncer é algo que precisa estar na rotina da população, as estratégias para prevenir o aparecimento de tumores malignos envolvem uma série de fatores, como evitar contato com carcinógenos químicos ou físicos e retirada cirúrgica de lesões pré-malignas ou de órgãos com risco alto de transformação maligna, entre outros. Mas a prevenção do câncer através de hábitos mais saudáveis é um dos pontos mais importantes, e muitas vezes ignorado. Apresentamos a seguir alguns dos cuidados simples mas que podem fazer a diferença.

NÃO FUMAR
Essa é a principal dica para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Não fumar é fundamental para a prevenção do câncer.

CUIDADOS NA DIETA
Diversos estudos chegaram à conclusão de que dietas ricas em gordura animal e pobres em fibras, frutas, verduras e legumes estão associadas a índices mais altos de câncer de mama, intestino, próstata e útero (endométrio). Por via das dúvidas, e pelo benefício em outras doenças, recomenda-se o consumo reduzido de gordura de origem animal e é orientada uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Uma nutricionista pode lhe ajudar a encontrar a dieta certa pra você.

EVITE A EXPOSIÇÃO EXAGERADA AO SOL
A exposição exagerada ao sol aumenta o risco de câncer de pele (além de outras doenças como catarata), principalmente se a exposição ocorrer sem proteção (barracas, chapéu, óculos escuros,  filtro solar). Evite se expor exageradamente ao sol nos horários entre 10-16h. Se o fizer, não se esqueça de se proteger.

FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE
Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física leve ou moderada por dia previne não somente o aparecimento do câncer, mas também o risco de diabetes e doenças vasculares (infarto e derrame). Pode ser uma caminhada, varrer a casa, levar o cachorro para passear, subir escadas, caminhar para o trabalho, entre outras atividades físicas.

PROCURE FAZER OS EXAMES PREVENTIVOS
Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e intestino grosso (cólon), a realização de exames preventivos, periodicamente a partir de certa idade, diminuem o risco de morte por estes cânceres. Converse com seu médico sobre esses exames.

O Câncer de mama é um dos tipos mais frequentes no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) as taxas de mortalidade do câncer de manda ainda é alta, isso porque, provavelmente quando a doença é diagnosticada ela já está avançada. Segundo dados mundiais, a sobrevivência média dos pacientes é de 61% após 5 anos da doença.
Por isso, é preciso prevenir. Confira as imagens abaixo que dão dicas de autoexame e fique atenta a qualquer alteração nos seios. E não esqueça de fazer a mamografia regularmente.